Cerimonial

É o momento que temos para nos despedirmos daqueles que amamos e iniciarmos uma etapa fundamental do luto. Trata-se de organizar uma despedida antes do sepultamento ou cremação de um ente querido. Esse momento pode ou não contar com atos religiosos, como a presença de um padre ou pastor, dependendo da crença e da religião de quem partiu.

Este cerimonial é considerado um rito de passagem – e dentro da psicologia ele é de extrema importância. Afinal, esse é o momento que temos para nos despedirmos daqueles que amamos e iniciarmos uma etapa fundamental do luto: o reconhecimento da morte.

Até o momento do velório, muitos enlutados podem estar na etapa de negação. Ou seja, ainda não acreditam que o falecimento ocorreu. Porém, ao participarem dessa celebração começam a compreender que a morte de fato ocorreu e que ela é irreversível.

Por isso, essas homenagens póstumas são essenciais para os que ficam. Ajudando a vivenciar um luto mais saudável e a prestar as últimas condolências ao ente querido que partiu.

Fazem parte do rito cerimonial:

Acompanhamentos Musicais – Músicos e outros profissionais relacionados no segmento para celebração e homenagens póstumas.

Serviços Religiosos e Missais – Profissionais qualificados para a execução de ritos eucarísticos.

Serviços Gráfico e Serigráficos – Impressos, santinhos, missais, camisas e todo material para utilização durante as homenagens póstumas.